Observatório de Mídias de Conteúdos Informativos sobre COVID-19 (Coronavírus)

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) apresenta o projeto de pesquisa com desdobramentos em suporte para divulgação científica “Observatório de Mídias de Conteúdos Informativos sobre COVID-19”, que prevê o engajamento da comunidade científica dos estudos de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no tratamento das informações sobre o COVID-19 (novo Coronavírus) e seus impactos nos ecossistemas comunicacionais brasileiros (imprensa e redes sociais digitais). O referido projeto está lotado no Observatório de Mídia da UFPE, plataforma do Departamento de Comunicação Social em parceria com o PPGDH UFPE.

O Observatório de Mídias de Conteúdos Informativos sobre COVID-19 tem como objetivo analisar conteúdos informacionais (incluindo as notícias falsas – fake news) que circulam nos sistemas midiáticos em suas relações com as lógicas pós-massivas e os impactos na democratização da informação para a sociedade brasileira. O combate à disseminação de notícias falsas é um dos principais alicerces para o enfrentamento do pânico social gerado a partir destas ações. Dentro deste objetivo, três eixos de investigação são propostos:

1. Monitoramento de fake news em redes sociais digitais

2. Monitoramento das redes sociais digitais de órgãos públicos para avaliação de qualidade de informação

3. Monitoramento de mídias no tratamento da divulgação científica e orientação para a população

Concomitantemente ao monitoramento, a coleta de dados prevista nos três Eixos de Investigacão propiciará também uma ação imediata de orientação à população no tocante às fake news. A partir do acompanhamento complementar das agências de checagem para cotejamento com o material coletado pelos pesquisadores, será possível realizar um podcast semanal, alertando a população quanto às principais notícias falsas relacionadas à pandemia, associando, desse modo, a pesquisa à extensão com intervenção imediata no jogo discursivo das mídias sociais. A divulgação desse material será feita pelos sites e redes sociais do PPGCOM, Obmídia e Rádio Universitária Paulo Freire (820 AM). O formato também será adequado à veiculação em rádio na forma de interprogramas. Esta ação envolve uma parceria do PPGCOM, Obmídia e Rádio Universitária Paulo Freire, rádio-escola da UFPE, gerida pelo Departamento de Comunicação Social ao qual o PPGCOM é vinculado, além do Laboratório de Imagem e Som (LIS), que é parte da estrutura do DCOM.

Veja todas as notícias e relatórios relacionados a este projeto

  • Últimas Notícias

  • Projetos