Estamos em Marcha! “Uma sobe e puxa a outra!”: a experiência da mobilização dos grupos de mulheres negras pernambucanas para a Marcha Nacional de Mulheres Negras¹
Resumo: Este artigo pretende apresentar os caminhos de mobilização percorridos pelos grupos de mulheres negras de Pernambuco até a Marcha Nacional de Mulheres Negras realizada em Brasília no ano de 2015. Para isso, traçamos um breve histórico do surgimento da Marcha, que tem como principal objetivo dar visibilidade às situações de opressão e violência vividas por mulheres negras do Brasil. Em seguida, descrevemos como se deu a articulação no âmbito estadual e analisamos a experiência da comunicação para mobilização dos grupos de mulheres negras pernambucanas. Como método de pesquisa, utilizamos pesquisa bibliográfica, análise documental (registro das rodas de diálogo preparatórias e manifesto lançado como um dos resultados da Marcha) e observação participante. Visamos contribuir para a documentação e para a visibilidade dessa ação dentro da academia.
Palavras-chave: Pernambuco; comunicação; mobilização; Marcha Nacional das Mulheres Negras.
Autoras: Domênica RODRIGUES²; Mariana REIS³; Marianna CARDOSO(4)
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Artigo completo: http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2016/resumos/R52-0420-1.pdf
____________________________
¹ Artigo apresentado ao DT 07 – Comunicação, Espaço e Cidadania, do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Caruaru – PE – 07 a 09/07/2016.
² Mestranda em Educação pela ESEAG Lusófona. E-mail: rodrigues.domenica@gmail.com.
³ Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: umamarireis@gmail.com
(4) Graduanda em Rádio, TV e Internet pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: mariannalyrac@gmail.com.