Relatórios do Observatório de Mídias de Conteúdos Informativos sobre Covid-19

O projeto Observatório de Mídias de Conteúdos Informativos sobre COVID-19 (Coronavírus), contemplado pelo edital emergencial da Propesq para combate ao Coronavírus, divulga aqui os relatórios de acompanhamento de mídias.

Foram analisados perfis do Twitter do presidente Jair Bolsonaro, da presidência da República, do Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife para analisar os níveis de desinformação sobre o Coronavírus. No caso de Pernambuco, não foi detectada desinformação, contudo a população recorre pouco aos perfis oficiais para se informar. Já em relação à presidência, detectou-se certo nível de desinformação, todavia, de um modo geral, ressalta-se que a população também não recorre a esses perfis para se informar (sendo a informação publicada de qualidade ou não), de modo que, embora se fale muito da migração das mídias tradicionais para as redes sociais, há um vácuo no que se refere aos perfis institucionais.

Os maiores níveis tanto de desinformação quanto de repercussão foram encontrados no perfil de Bolsonaro, o que significa que o público dá uma atenção maior, neste caso, a um perfil de caráter pessoal do que a perfis institucionais.
A pesquisadora responsável por esse eixo de investigação é a professora Carolina Dantas (PPGCOM-UFPE) com apoio do aluno do curso de Rádio, TV e Internet Otávio Oliveira.

Você pode fazer o download do relatório e de seus anexos abaixo:

 

  • Últimas Notícias

  • Projetos