ObservaCult realiza ciclo de debates sobre Liberdade de Expressão

O Ciclo de Debates “Paradoxos atuais da Liberdade de Expressão” é uma iniciativa do grupo de pesquisa e extensão, Observatório de Políticas Culturais da Paraíba (ObservaCult/UFPB), por meio da sua linha de pesquisa Cidadania e Direitos Culturais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia de cada debate. Acesse: https://doity.com.br/liberdadedeexpressao. Cada debate terá emissão de certificado, sendo necessária a inscrição prévia.

A ação tem como objetivo debater as principais questões sobre a liberdade de expressão na atualidade, abordando suas contradições, limites e desafios, sob diferentes perspectivas. Nesse sentido, especialistas serão reunidos para debater a temática em duas mesas-redondas.

No dia 14/03, às 19h, ocorrerá o debate “Liberdade de expressão, desinformação e eleições”, com o deputado federal *Orlando Silva (PCdoB)* e a jornalista e pesquisadora, Bia Barbosa (Coalizão Direitos na Rede), sob mediação da professora Renata Rolim (ObservaCult/UFPB). Em pauta, o tema da liberdade de expressão e as eleições de 2022 no Brasil, correlacionado às “fake news” e ao Projeto de Lei 2.630/2020, que estabelece normas relativas à transparência de redes sociais e de serviços de mensagens privadas como forma de combate a circulação de notícias falsas. 

No dia 21/03, às 19h, será realizado o debate “Privacidade e capitalismo de vigilância”, com o jornalista Jonas Valente (UnB), Helena Martins (UFC), Izabela Domingues (UFPE), sob mediação da pesquisadora Rafaela Alcântara. Neste segundo debate serão abordados os monopólios de comunicação e a privacidade dos usuários das redes de internet em meio ao capitalismo de vigilância.

O projeto é realizado pelo Observatório de Políticas Culturais da Paraíba (ObservaCult/UFPB) em parceria com Associação Brasileira de Imprensa, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Movimento Nacional dos Direitos Humanos, ARTIGO 19 Brasil e América do Sul e Intervozes, além do Observatório de Mídia da UFPE (OBMIDIA), o Centro de Referência em Direitos Humanos da UFERSA e o Observatório Latino Americano de Comunicação, Mídias e Direitos Humanos.

 

  • Últimas Notícias

  • Projetos