OBMÍDIA realiza oficina de Netlytic para capacitar pesquisadores

Na quinta-feira (28/05), o Observatório de Mídia da UFPE ofereceu uma oficina on-line para capacitar pesquisadores para o uso da Netlytic, ferramenta de coleta de dados e análise textual de corpus. A professora Cecília Almeida Rodrigues Lima, que integra o OBMídia, fez a apresentação da ferramenta e de suas principais funcionalidades. O evento faz parte das atividades do projeto Observatório de Mídias de Conteúdos Informativos sobre Covid-19.

A Netlytic é uma ferramenta acadêmica baseada em nuvem para análise de textos e redes sociais, que revela redes de comunicação presentes em conteúdos disponíveis nas redes sociais digitais. Além da análise de arquivos de texto e planilhas, o aplicativo também permite a coleta de dados a partir do Twitter e YouTube. É uma ferramenta ideal para ensino e aprendizado de análise de redes sociais, sendo robusta o suficiente para atender a projetos de pesquisa com baixo orçamento.

Com duração de 1h30, a oficina contou com 15 participantes, entre estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da UFPE, além de professores da casa de de instituições parceiras, como UPE e UFRN.

  • Últimas Notícias

  • Projetos