OBMídia e PPGCOM-UFPE realizam debate sobre desinformação e construção de crença em tempos de Covid-19.

Atividade é a primeira de uma série de debates e será aberta ao público pelo YouTube

O Observatório de Mídia – Gênero Democracia e Direitos Humanos, em parceria com o Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE), dá início ao “Ciclo de Debates OBMídia”, com o webinário “Entre Fatos e Crenças: Desinformação na Pandemia”. O evento acontece no próximo dia 17 de junho, a partir das 15h, e será transmitido através dos canais do YouTube e Facebook  do Observatório.

Participarão do debate a chefe de reportagem da agência de checagem Aos Fatos, Ana Rita Cunha, e o Professor Titular da Universidade Paulista (Unip), Paolo Demuru. A mediação ficará por conta do pesquisador da UFPE e membro do projeto Coronavírus em Xeque, Ivo Henrique Dantas.

O Ciclo de Debates OBMídia é uma das atividades do projeto de pesquisa e extensão “Observatório de Mídias de Conteúdos Informativos sobre Covid-19”, contemplado pelo edital emergencial da Propesq para combate ao Coronavírus. O projeto tem o objetivo de analisar a circulação de informação (e desinformação) sobre o novo Coronavírus em plataformas de mídia. Outros webinários serão divulgados oportunamente.

Conheça um pouco sobre nossos convidados:

ANA RITA CUNHA é chefe de reportagem da agência Aos Fatos, signatária da International Fact-Checking Network (IFCN). Trabalhou como correspondente da agência de notícias Debtwire, acompanhado mercado de dívidas e processos de recuperação de empresas. Foi repórter na agência CMA, cobrindo o setor de energia, petróleo e gás tanto em Brasília quanto em São Paulo. É formada em jornalismo pela UnB e pela Université de Rennes.

PAOLO DEMURU é Professor Titular da Universidade Paulista (Unip), Pós-Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Semiótica pela Universidade de Bologna e doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Diretor do Grupo de Pesquisa Semipol – Semiopolítica dos processos socioculturais e mediáticos. Membro da Associazione Italiana di Studi Semiotici e do Laboratorio Romano de Semiotica.

ENTRE FATOS E CRENÇAS: DESINFORMAÇÃO NA PANDEMIA

– Data: 17/06

– Horário: 15h (duração prevista: 1h e 30min)

– Aberto ao público

– Transmissão pelo YouTube: bit.ly/obmidiaufpe

  • Últimas Notícias

  • Projetos