Debate organizado pelo PPGCOM-UFPE e OBMídia discute os desafios da “infodemia”

Entre fatos e crenças: desinformação na pandemia

Evento reuniu pesquisadores e jornalistas que discutiram o fenômeno da desinformação

Entre Fatos e Crenças: Desinformação na Pandemia, primeiro seminário do Ciclo de Debates OBMídia, realizado no último dia 17 de junho, analisou a circulação de informações falsas ou enganosas no contexto da pandemia do novo Coronavírus. O evento, que é o primeiro de uma série, contou com a participação da chefe de reportagem do Aos Fatos, Ana Rita Cunha, e do semioticista Paolo Demuru (Unip). A mediação ficou por conta de Ivo Henrique Dantas, pesquisador UFPE e integrante da equipe do projeto Coronavírus em Xeque.

Durante quase duas horas, os convidados apresentaram dados sobre a circulação de peças desinformativas sobre saúde e discutiram o fenômeno da infodemia – um excesso de informação que compromete a capacidade do indivíduo de tomar decisões. Além disso, algumas estratégias recorrentes na construção de conteúdos falsos foram identificadas e analisadas.

Você pode assistir ao evento na íntegra abaixo.

O debate também teve destaque no podcast Coronavírus em Xeque: infodemia, crença e negacionismo da COVID-19.

Inscreva-se no canal do OBMídia, no YouTube, para acompanhar as próximas edições do Ciclo de Debates. A próxima “live” já está marcada para o próximo dia 01/07 e vai tratar sobre Divulgação Científica na Pandemia.

  • Últimas Notícias

  • Projetos