Coronavírus em xeque: uma centena de áudios contra a desinformação

Incorporado às ações do Observatório COVID 19 da UFPE, o “Coronavírus em xeque já produziu mais de uma centena de interprogramas (drops em áudio alertando a população para o risco da desinformação. Todo o material está sendo levado ao ar, semanalmente, pelas rádios universitárias da UFPE (FM e AM). Também estão sendo reunidos e disponibilizados para uso livre em uma seção especial abrigada no site da Rádio Universitária Paulo Freire, além de difundidos pelas redes sociais, rádios web e comunitárias. O “Coronavírus em xeque” produz, desde abril, uma média de oito interprogramas por semana.

A temáticas dos interprogramas são orientadas, de modo geral, por três eixos: 1) serviço (dicas de apps, sites, grupos nos quais se pode denunciar ou verificar noticias falsas), 2) contradiscursos (desmentido das fakes news que mais têm circulado nas redes sociais(as informações sobre cloroquina), 3) análise mais geral das estratégias de desinformação (a lógica dos algoritmos, o uso dos robôs, disseminação da duvidas, teorias da conspiração etc). Todos os interprogamas, que possuem em média três minutos, são produzido por professores e pesquisadores da UFPE ou por colaboradores de outras instituições, tais como USP, UNICAMP, UNIP, UFF, Fiocruz, UFRGS, UFBA, UFPB, UEPB, UNICAP e UPE, entre outras. Também colaboraram profissionais de entidades como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), agências ou aplicativos de checagem (Aos Fatos, Coletivo Bereia, Eté Checagem, Confere Aí, entre outros).

O Coronavírus em xeque é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), da Rádio Universitária Paulo Freire 820 AM, da Universitária FM 99.9 e do Observatório de Mídia (Obmídia) da Universidade Federal de Pernambuco. Além dos interprogramas, a proposta contempla a produção de um podcast e uma coluna em vídeo semanais com o mesmo nome, além de artigos e de relatórios. O podcast também é de acesso livre, circula em nossas redes sociais e vai ao ar em nossas rádios universitárias às sextas às 15h30 horas. A coluna vai ar semanalmente no programa Opinião Pernambuco da TVU. No hotsite do “Coronavírus em xeque” também podem ser encontrados links para acesso a agências e aplicativos de checagem, bem como a outras iniciativas de enfrentamento à desinformação em torno da epidemia.

O “Coronavírus em xeque” associa atividades de pesquisa, especialmente com monitoramento e análise de redes sociais e de agências de checagem, e de extensão. A iniciativa é uma das ações de um projeto coletivo, proposto pelo PPGCOM, denominado “Observatório de Mídias de Conteúdos Informativos sobre COVID-19”, articulado em torno de três eixos: 1) análise de fake news em redes sociais digitais, 2) monitoramento das redes sociais digitais de órgãos públicos para avaliação de qualidade de informação e 3) papel das mídias na orientação da população e tratamento da divulgação científica O “Coronavírus em xeque” surge como desdobramento e intervenção emergencial, buscando aproveitar resultados parciais

  • Últimas Notícias

  • Projetos