Comunicação pública, geografia e internet

O OBMídia convidou profissionais da rádio Frei Caneca e da TV Pernambuco para um evento para apresentar as programações e os objetivos dos meios de comunicação público do estado. Isso permite criar uma conscientização do papel dos três tipos de sistemas de mídia – Público, Privado e Estatal – que, de acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988 deveriam ser complementares. A atividade fez parte das ações da disciplina de Comunicação Pública, integrante do currículo do curso de Rádio, TV e Internet.

.

O Observatório também apresentou os trabalhos de Milton Santos, um dos grandes geógrafos brasileiros, para debate de suas ideias sobre a urbanização da América Latina e a importância do debate acerca dos fenômenos ligados à Globalização. A atividade fez parte da Semana de Democratização da Comunicação, realizada em todo o país, na segunda quinzena de outubro de 2018.

Iniciamos novembro já discutindo ética e internet. Com o virtual estando mais frequente no centro das discussões e alvo de questionamentos. Temas como privacidade, o diálogo a respeito dos usos e controle da Internet se tornam necessários para o exercício pleno da cidadania, independentemente da plataforma. Para isso, os pesquisadores Nataly Queiroz, Lula Pinto e Jonh Jorge foram convidados para falar de movimentos sociais nas redes, cybersegurança e como exercer a pluralidade num espaço que ainda é controlado por poucos.

Os eventos, como de costume, são abertos ao público e gratuito independente de vínculo com a universidade.