Programa Fora da Curva: As Pautas dos Movimentos Feminista e de Mulheres no Rádio

Programa Fora da Curva: As Pautas dos Movimentos Feminista e de Mulheres no Rádio¹

Resumo: O presente artigo pretende analisar como foram abordados temas relacionados aos movimentos de mulheres e feminista em cinco episódios do Programa Fora da Curva, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco e veiculado pelas rádios Universitárias AM e FM. Lança mão da análise de conteúdo e, para interpretação do material, emprega a descrição objetiva, quantitativa e qualitativa. O referencial teórico tem como base principal as produções de Ana Costa (2005), Carmen Silva e Silvia Camurça (2010), Pierre Bourdieu (2012) e Verônica Lima (2012). Constatou-se que o programa é jornalístico, divulga informações acerca dos direitos e do empoderamento feminino e se posiciona de forma complementar à mídia comercial que, por vezes, sonega informações e reproduz a violência simbólica contra a mulher.

Palavras-chave: cidadania; feminismo; movimento de mulheres; programa fora da curva; rádio.

Autora: Anna Carolyne Mendes LARANJEIRAS²

Orientadora: Ana Maria da Conceição VELOSO³

Instituição: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Artigo completo: http://www.intercom.org.br/sis/eventos/regional/resumos/R57-1420-1.pdf 

____________________________

¹ Trabalho apresentado no IJ07 – Comunicação, Espaço e Cidadania do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, realizado de 29 de junho a 1 de julho de 2017.

² Estudante de Graduação 3º semestre do Curso de Rádio, TV e Internet da UFPE. email: carol.laranjeiras@gmail.com.

³ Orientadora do trabalho. Doutora em comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora do Departamento de Comunicação da UFPE e pesquisadora do Observatório de Mídia: Gênero, Democracia e Direitos Humanos da UFPE. E-mail: anavelosoufpe@gmail.com.

 

  • Últimas Notícias

  • Projetos