O desrespeito à infância e à juventude: a exibição de crianças e adolescentes no programa Bronca Pesada

O desrespeito à infância e à juventude: a exibição de crianças e adolescentes no programa Bronca Pesada¹

Resumo: O presente artigo visa verificar o tratamento conferido ao público infanto-juvenil pelos programas Bronca Pesada e Bronca 24 Horas, da TV Jornal, emissora do Sistema Jornal do Commercio, em Pernambuco, líderes de audiência no segmento. Para tanto, o texto recorre às leis, convenções e códigos nacionais e internacionais que objetivam preservar os direitos das crianças e dos adolescentes. Na tentativa de compreender tais fenômenos, recorremos às produções de Davi Romão (2013), Michel Foucault (2007) e Pedrinho Guareschi (2012). Após a análise do conteúdo das produções, fica explícita a superexposição dos casos, além da violação ao direito de imagem dos jovens envolvidos em situações de violência e os traços de criminalização desse público pelo programa.

Palavras-chave: programa policial; Bronca Pesada; crianças e adolescentes; maioridade penal; jornalismo.

Autores: Matheus Fábio da SILVA²; Selassié de Andrade SILVA JÚNIOR²

Orientadora: Ana Maria da Conceição VELOSO³

Instituição: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Artigo completohttp://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2016/resumos/R52-0542-1.pdf

____________________________

¹ Trabalho apresentado no IJ 1 – Jornalismo do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste realizado de 07 a 09 de julho de 2016.

² Estudantes de Comunicação – Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador do Observatório de Mídias (OBMídia). E-mail: selassiejunior@gmail.com.

³ Orientadora do trabalho, doutora em comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora do Departamento de Comunicação da UFPE e integrante do Observatório de Mídia/UFPE: Gênero, Democracia e Direitos Humanos. E-mail: anavelosoufpe@gmail.com

  • Últimas Notícias

  • Projetos